Em Insurgente, continuação da série Divergente, distopia criada por Veronica Roth, que se passa na Chicago futurística, reencontramos Beatrice Prior e acompanhamos sua luta em busca de justiça para a morte de seus pais e de seu povo.
As facções estão se desintegrando com o ataque realizado pelas facções da Erudição e da Audácia. Nada será como antes, mesmo que eles consigam encontrar um ponto comum e restabelecer a paz. Beatrice ou apenas Tris, está confusa, inconformada e se sente culpada pelas mortes dos pais e dos seus amigos durante o confronto que culminou com a dizimação quase total de sua antiga facção, a Abnegação.
Movida pelo desejo de justiça, Tris quer condenar os culpados por tantas mortes e ainda buscar as respostas que precisa para entender as motivações de seus inimigos: afinal, por que a Erudição iria querer dizimar toda uma facção? O que eles ganhariam em troca?
Para responder a essas e outras questões, Tris terá que aliar-se a Marcus, o pai de Tobias (ou Quatro), por quem é apaixonada e sabe que seu namorado odiaria vê-la envolvida com um dos maiores inimigos do casal.
Seguir seus instintos ou seguir seu coração e arriscar perder mais uma pessoa que ama?
~ ~ ❤ ~ ~
Insurgenteé um redemoinho de emoções, aventuras e perigo. Sabe aquele livro que nos deixa com um gostinho desesperador de quero mais? É Insurgente. A história começa exatamente de onde parou no livro anterior e vai evoluindo lentamente, acrescentando mistérios e novas informações que nos deixam nervosos em buscas de respostas.
Veronica Roth prova mais uma vez que veio para ficar nos brindando com uma história bem fundamentada, com personagens vivos e verdadeiros. Não há certo ou errado, bem ou mal, todos na trilogia Divergente possuem os dois lados dentro de si, por isso, é tão prazeroso acompanhar o evolução da história, torcendo para que nossos personagens preferidos tenham um futuro bom.
Tris, a nossa jovem heroína, está mais madura e consciente do seu papel na batalha para vencer os traidores da Audácia e a Erudição, que dizimaram quase em 100% sua antiga facção, a Abnegação. Mais centrada, Tris também perde a leveza e a jovialidade que a destacava no livro anterior, dando lugar a uma garota ferida, que ainda não aceitou as mortes dos pais e que busca redenção através da vingança. Por outro lado, Quatro / Tobias, está também mais forte e consciente de que terá que passar por cima do seu ressentimento pelo pai, se quiser retomar o controle de sua vida e auxiliar da melhor forma possível na batalha que está por vir.
Agora posso confessar que estou terrivelmente ansiosa para ler a continuação "Allegiant", pois o final de Insurgente foi de dar raiva, pois termina bem no meio de algo terrível e que mudará o destino de todos para sempre, logo, não temos a mínima ideia do que a autora pretende fazer com Tobias, Tris, Marcus e outros outros personagens que tanto amamos e odiamos.
Depois de amar e revoltar-me com essa leitura, somente posso indicar a leitura da série para você. Leia, leia, leia! Recomendo.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
Insurgente. Roth, Veronica. Editora Rocco, 2013, 512 p.