Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade.Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver. (Pág. 125)
Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark é uma mulher de vinte e seis anos, sem muitas ambições na vida. Ela mora com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho em uma casa minúscula. Trabalha em um simpático café, que não paga muito, mas que além de pagar suas despesas, ela adora a rotina, o chefe e até os clientes. Também é namorada de Patrick há quase sete anos, um triatleta, que não aparenta estar muito interessado nela... Na verdade, ela nem percebe ou se importa com esse fato.
Quando o café é fechado e Lou precisa arrumar outro emprego, seu mundo desmorona. Sem qualificações adequadas para arrumar um emprego bem remunerado, a moça encontra uma oportunidade como cuidadora de um tetraplégico muito mal-humorado.
Will Traynor, 35 anos, nunca imaginou que sua vida terminaria resumida a uma cadeira de rodas. Antes um jovem ativo e esportista, que esbanjava vida e virilidade, após um trágico acidente em que foi atropelado por uma moto, se viu preso a cadeira e aos cuidados de terceiros. Infeliz com sua condição de deficiente físico, Will desconta toda sua amargura em quem está por perto... Ele não vê a hora em dar fim a esse sofrimento.
Lou e Will terão suas vidas entrelaçadas para sempre, ao terem que conviver um com outro, dia após dia. Ela, presa pela necessidade do dinheiro para subsidiar as despesas familiares; ele, necessita dos cuidados constantes para se alimentar, tomar remédios e até contra vontade, precisa de companhia para não tentar se ferir. Nunca eles imaginariam que suas vidas estão prestes a mudar para sempre.
~ ~ ❤ ~ ~
Como eu era antes de você conta a história de duas pessoas que por obra do destino, veem suas vidas entrelaçadas e modificadas pelo surgimento do amor, da cumplicidade e da compreensão mútua que somente dois seres que nascerem um para o outro podem nutrir.
No entanto, quis Jojo Moyes transformar uma bela história de amor também em uma história triste e dolorosa. Ela construiu um casal que por circunstâncias trágicas não podem ter um relacionamento normal, mas que mesmo assim, acabam se apaixonando. A construção dos personagens é perfeita, seja em suas virtudes ou defeitos, todos são muito humanos, falhos na sua essência, mas desejosos de crescer e viver.
Will Traynor é homem totalmente intragável e insuportável. Sabe como ofender as pessoas ao seu redor com palavras ácidas e mordazes. Sente-se infeliz e não aceita sua condição, pudera antes um ativo homem de negócios e que vivia a vida a mil por hora, agora estagnado para sempre a uma cadeira de rodas e ainda doente. Não é difícil colocar-se em seu lugar e imaginar o sentimento de impotência. Lou é bonita e inteligente, mas não se dá conta disso, pois vive em um mundinho próprio, sem grandes ambições e repleta de ressentimentos por sempre contarem com ela para tudo, sem levarem em conta suas necessidades.
Acompanhar o crescimento da Louise ao longo da história é como ver uma lagarta desajeitada transformar-se em uma linda borboleta. Quem, afinal, é Louise? O que ela quer, deseja para sua própria vida? Respostas que Will Traynor ajuda a responder com sua sagacidade e inteligência - acidente pode tê-lo prostrado em uma cadeira de rodas, mas não tirou-lhe a inteligência e a capacidade de pensar.
Uma história de amor triste e sem esperanças, Como eu era antes de você, me despedaçou no final da leitura. Realista e dolorosa, com certeza, colocará os leitores para refletir sobre as condições de um deficiente físico e suas limitações. Mas, atenção: essa história está longe de ser melodramática. Pelo contrário, é fácil construir em nossa mente um Will que não usa cadeira de rodas, pois seus diálogos são sempre cheios de humor, inteligência e com doses de cinismo. Esquecemos de sua condição, para focar no homem lindo e inteligente.
Apesar do final, eu adorei a leitura e apreciei cada virar de página. Recomendo.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
Como eu antes de você. Moyes, Jojo. Editora Intrínseca, 2013, 320 p.