Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Grandes Esperanças" de Charles Dickens

$
0
0

Esse dia foi memorável para mim, pois causou grandes mudanças no meu destino. Mas é assim com todo mundo. Subtraia um determinado dia de sua vida e veja que, sem ele, sua vida teria tomado um rumo diferente. Faça uma pausa por um instante, leitor, e pense na comprida corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que jamais se lhe estaria ligada, se um certo dia memorável não tivesse formado o primeiro elo dessa corrente."

Pip é um menino órfão criado por sua irmã mais velha, Mrs. Gargery e seu marido Joe – um ferreiro simples e humilde. O menino encontrava-se resignado aos passos de Joe, com um futuro como ferreiro até conhecer Miss Havisham e sua filha adotiva Estela, por quem Pip se apaixona. 

Miss Havisham, que após ser deixada pelo noivo no dia de seu casamento, vive trancafiada em sua casa onde o tempo parou – os relógios marcam o horário em que seu coração partiu, o bolo e os preparativos da festa e Miss Havisham ainda com seu vestido de noiva, tudo estava como no dia em que sua grande decepção ocorreu. As intenções de rica excêntrica e amargurada senhora não é a das melhores. Ela cria e educa Estela com a cruel intenção de se vingar, para partir o coração de alguém como o seu foi quebrado. Por se sentir rebaixado por Estela por conta da posição social que se encontra, Pip envergonhado por seu futuro como ferreiro, por sua família e seu grande amigo Joe e seu baixo grau de instrução, deseja então em um dia tornar-se um cavalheiro. 

Um dia seu sonho é financiado por uma pessoa que prefere manter-se no anonimato e Pip deixa Joe, Biddy, a cidade onde nasceu para se submeter às regras da aristocracia inglesa. Assim, a vida de Pip muda completamente.

Nunca antes degustei tanto um livro. Li sem pressa, deixando-me envolver e transportar para dentro do cenário um tanto melancólico que Dickens magistralmente criou, não desejando que chegasse ao fim. Foram dois meses tentando prolongar a leitura para que não terminasse. "Grandes Esperanças" é uma leitura obrigatória!

Dickens criou personagens incríveis que expressam sentimentos reais, que passam por dores que levam a loucuras; e ansiedades seguidos de receios, sofrimentos; e todo o desalento que a expectativa de uma mudança tão desejada que ocorre com a consequência de deixar para trás pessoas queridas. Nossos heróis, Pip e Estela são cheios de defeitos; tomam decisões erradas. Às vezes por amor, às vezes por orgulho. E, só resta ao leitor perdoá-los, pois nos vemos ali. Os personagens são tao humanos que em algum momento, de alguma forma, nos encontramos na história. 

Da metade para o final a história torna-se ainda mais emocionante, e Dickens criou um incrível desfecho ao livro. Chorei e também ri ao acompanhar toda a vida de Pip. Criei diferentes graus de vínculos com cada personagem: Pip, Joe (em especial), Estela, Biddy, Miss Havisham, o condenado Magwitch... Vou sentir falta de todos eles, mas conforta saber que o livro está ali na estante a um braço de distância para quando a saudade apertar.



Minha classificação para esse livro é de ❤ 6/6- "Obra-Prima".
Veja a cotação do livro no SKOOBe a opinião de outros leitores.

Grandes Esperanças. Dickens, Charles. Editora Penguin Companhia, 2012, 704 p.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 776