SINOPSE OFICIAL Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.
Para os fãs de Cassandra Clare, "As peças infernais" é outra leitura imperdível! O primeiro livro da trilogia, chamado "Anjo mecânico" no introduz ao universo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) na Inglaterra da Era Vitoriana. Só este cenário, já seria suficiente para me deixar apaixonada, contudo a autora sabe conduzir uma boa trama e nos mantêm absorto na leitura do início ao fim. Ainda assim, teve gente por aí, que não gostou tanto do primeiro livro. Engraçado, por que quando li o primeiro livro da série "Os instrumentos mortais" também não me encantei, mas cá entre nós, a série melhora consideravelmente nos livros posteriores. O mesmo acontece com o "As peças infernais". Se o primeiro livro não o cativou logo de cara, leia o segundo e eu garanto que não se arrependerá. Porém, esta trilogia me encantou logo no primeiro livro, como vocês podem notar lendo a resenha que escrevi AQUI. Se o primeiro já me fascinou, o segundo então me arrebatou. E não vejo a hora de iniciar a leitura do terceiro e último volume.
O enredo se passar em lugar e época que me atraem mais que em "Os Instrumentos Mortais" (que se passa em New York nos dias de hoje), ter como protagonista uma mocinha que usa espartilho mas é corajosa e apaixonada por livros, e os mocinhos que são verdadeiros cavalheiros.... Com exceção, de Will. Ah, Will. E Jem. <3 Dois mocinhos tão apaixonantes que você não sabe quem escolher. Mas espera aí, Will apaixonante? (Se você leu o primeiro volume, com certeza vai me perguntar...). Sim, Will é apaixonante, pelo menos, para mim. Segredos neste segundo volume são revelados e passamos a entender melhor o comportamento de Will que em "Anjo Mecânico" sempre se mostrou tão rude, arrogante e fechado para a aproximação de outras pessoas em sua vida que não fosse seu melhor amigo Jem. Will consegue ser babaca (um babaca apaixonante, mas ainda assim babaca) tanto no primeiro quanto em boa parte do segundo, mas assim que descobrimos seus motivos, tudo muda. Cassandra mexe com as nossas emoções como ninguém com esse triângulo amoroso. Mesmo aqueles que se cansaram disto, iram se render a Jem, Tessa e Will. E finalizarão a leitura com o coração despedaçado. Tudo isso, faz deste livro um dos meus favoritos.
Mas tem mais. Nem só de romance que se trata essa história. Cheio de aventuras com o toque que só Cassandra Clare sabe criar, a trama possui muito de Steampunk em seu enredo, com autônomos assassinos a perseguir nossa mocinha. Tessa está à procura de suas origens, de conhecer melhor sua história. E mesmo que nem todas as perguntas - não só sobre Tessa, mas outros personagens também -, não tenham sido totalmente respondidas, ainda assim este é um livro recheado de revelações. A autora sabe dosar o suspense e suas revelações - e mesmo que às vezes possua na trama algumas que coisinhas sejam óbvias - muita vezes ainda pega o leitor de surpresa.
Além de tudo isso, o livro ainda possui personagens secundários carismáticos. Inclusive, personagens que encontramos também na série "Os Instrumentos Mortais", como Magnus Bagne que tem um papel muito importante na trama! =D
Sem dúvida, essa é uma trilogia que deve fazer parte da lista de "must read" de qualquer bom leitor, especialmente aqueles que não dispensam um boa aventura e romance.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
Príncipe Mecânico. Clare, Cassandra. Galera Record, 2013, 406 p.