Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Deixe a neve cair" de John Green, entre outros.

$
0
0

Eu não estava fazendo uma piadinha – disse JP. - É piadinha acreditar em sonhos? É piadinha superar a adversidade para tornar tais sonhos realidade? (Pág. 158)

Na noite de natal, uma cidadezinha americana é assolada por uma grande nevasca, deixando seus habitantes praticamente ilhados, ninguém entra ou sai, causando muitos encontros e desencontros inesperados. Apesar do tempo congelante, o romance está no ar, convidando os leitores a embarcar na magia e no poder transformador do amor.

Deixe a neve cair reúne três contos que se passam no natal, uma época mágica, repleta de surpresas e momentos inesquecíveis. John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson criaram três contos diferentes, mas ao mesmo tempo interligados entre si, pois o cenário é a mesma cidade e os personagens se encontram e/ou acabam se conhecendo entre um conto e outro. É simplesmente fascinante encontrar os personagens que conhecemos no primeiro conto, interagindo com os protagonista do segundo e/ou terceiro, assim, temos até um panorama do que aconteceu depois. Outro ponto interessante é como cada autor empresta seu próprio estilo narrativo aos contos, um mais romântico, outro mais divertido ou dramático, encantando a cada virar de página.

O primeiro conto é O Expresso Jubileu da Maureen Johnson conta a história de Jubileu, uma garota que é obrigada a fazer uma viagem de última hora, pois seus pais foram presos pela polícia ao tentar comprar umas peças colecionáveis para a Cidade do Papai Noel Flobbie. Arrasada, pois era seu primeiro aniversário de namoro e iria passar a véspera de natal na casa do namorado, ela entra no trem meio desanimada e descobre: naquele dia estava previsto a pior nevasca em mais de cinquenta anos e o seu trem é obrigado a parar e esperar o tempo ruim se dissipar. Decidida a não ficar dentro do trem a noite toda com um grupo de líderes de torcida barulhentas, Jubileu sai do trem para ir até uma Waffle House comer alguma coisa e quem sabe até encontrar um pouco de silêncio. Não é bem o que acontece, já que as líderes de torcida também vão em busca de comida e diversão...

O segundo conto é O Milagre da Torcida de Natal de John Green. Nunca li nada do autor, mas já me contaram que uma das características dele é nos emocionar até as lágrimas com sua escrita, geralmente, suas histórias são tristes. Acreditem: eu me emocionei sim, mas de puro divertimento com o conto criado por John Green. Uma história simplesmente deliciosa!

Tobin, Duke e JP são amigos desde sempre e naquela véspera de natal decidem assistir aos filmes de James Bond, enquanto os pais de Tobin, enfrentam uma enorme dificuldade para chegarem em casa, devido a nevasca. Tudo parece bastante tranquilo, até que Tobin recebe uma ligação de um amigo que trabalha Waffle House, convidando-os a irem azarar umas lindas líderes de torcida que aterrissaram lá, devido a nevasca. Os meninos, Tobin e JP não pensam duas vezes, antes de pegar o carro e correrem para lá. Duke, a única menina do grupo é a única sensata, mas embarca na aventura, mesmo sabendo dos riscos de se enfrentar uma nevasca. 

O terceiro conto é O Santo Padroeiro dos Porcos de Lauren Myracle. Esse conto foi o mais triste, mas ao mesmo tempo, romântico e repleto de aprendizado. Conta a história de Addie, uma garota que trai o namorado, mas se arrepende, pois o ama de verdade, mas se sentia confusa a respeito dos sentimentos dele. Addie fica a noite de natal inconsolável, pois marcou um encontro com Jeff, seu ex, mas ele não comparece. Ele é um dos personagens que aparece no primeiro conto e que fica preso dentro da Waffle House. O conto todo gira em torno do milagre de natal, sobre a descoberta de si mesma, amizade e o quanto podemos mudar, se assim quisermos. 

Eu não li esse livro na época do natal, e sim, no verão escaldante do mês de janeiro, aqui no Rio, mas durante toda a leitura, me senti embalada pelo sentimento único que o natal nos proporciona... e neve! Ou melhor uma nevasca, que reuniu os mais improváveis personagens em uma aventura mágica e inesquecível.

Deixe a neve cair é uma daquelas leituras que podemos ler e reler que nunca iremos nos cansar de suas histórias, independente de ser natal ou não. Super recomendo!


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Deixe a neve cair. Green, John. Outros autores. Editora Rocco, 2013, 336 p.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 776