Escreveram que ela era desequilibrada, instável, inadequada para o superestrelato em que a rebeldia e a beleza a capturaram; que passara a vida com uma classe endinheirada e imoral que a corrompera; que a decadência de sua nova vida atordoou uma personalidade já frágil. Ela se tornou uma densa fábula moral de Schadenfreude, e tantos colunistas fizeram alusão a Ícaro que a revista Private Eye publicou uma matéria especial.
E então, finalmente, o frenesi se esgotou a tal ponto que até mesmo os jornalistas nada mais tinham a dizer, exceto que muito já havia sido dito. (Pág. 14)
Em O Chamado do Cuco conhecemos Cormoran Strike, detetive, veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, falido e endividado, ainda por cima perde a noiva para outro homem, enfim... Sua vida está uma desordem enorme.
Lula Landry era uma modelo altamente requisitada pelos melhores estilistas e revistas e também desejada por todos que a cercavam. Sua vida era contada nos mínimos detalhes nos tabloides e sempre era perseguida pelos paparazzi. Além dos conflitos de ser cobiçada por seu dinheiro e fama, Lula também tem problemas psicológicos, tratados desde adolescência que lhe rendeu até uma internação em uma clínica de reabilitação. Todos esse fatores levaram a polícia a crer que Lula se jogou da sacada de sua varanda, cometendo suicídio.
Quando o irmão de Lula, procura Cormoran Strike para investigar o caso, mesmo que a polícia tenha dito que foi suicídio, ele não acredita nessa hipótese e quer provar que sua irmã foi assassinada. Assumindo o caso, Strike não somente garante o pagamento de algumas dívidas e para manter um padrão mínimo de vida, como também embarca em uma investigação que se mostrará mais sombrio e perigosa do que inicialmente aparentava ser...
❤ ~ ❤ ~ ❤
O Chamado do Cuco da diva J.K. Rowling/Robert Galbraith não decepciona o leitor. Claro que se você quiser ler o livro, imaginando que se trata de algo semelhante a HP, desista. O gênero narrativo é totalmente oposto - ficção policial x literatura fantástica. No entanto, para quem aprecia seguir pistas através da dedução, no estilo Sherlock Holmes, com certeza, apreciará a leitura.
Escrito com maestria, inteligente e com personagens bem construídos, a narrativa é lenta, nos convidando a entrar com um olhar atento e cuidadoso nos recônditos da vida de Lula Landry e sua morte trágica. Confesso que eu levantei diversas hipóteses para vários personagens assassinarem a modelo, acreditem: todos tem um motivo, seja por inveja, cobiça, amor... Mas, não acertei quem era o assassino, o que me deixou verdadeiramente surpresa, pois eu não esperava tal revelação e a autora brinca o tempo inteiro com as pistas, nos fazendo acreditar ser um determinado personagem, quando é outro totalmente diferente.
Strike é uma figura, aliás. Um daqueles personagens inesquecíveis pelos seus feitos e pela sua personalidade. O cara é taciturno, antipático e um verdadeiro ferrado pela vida. É todo grandão, pesado, amarrotado. Mas, também é inteligente, sagaz e detalhista em toda a investigação. Todo e qualquer detalhe é anotado e analisado, a fim de montar o quebra-cabeça Lula Landry. Também conhecemos Robin, sua secretaria temporária, que tem um desejo oculto desde novinha em participar de uma investigação. Ela é companhia perfeito para Strike, pois faz de tudo para ajudá-lo, mesmo quando ele não solicita. É minuciosa e caprichosa em tudo o que faz, além disso, é atenciosa com o grandão que ganha sua simpatia.
Durante a narrativa é fácil nos situarmos na leitura, muito bem detalhada de todos os lugares, ambientes e personagens. Além desse fator, a história é narrada em primeira pessoa, alternando entre Strike e Robin, também outros personagens, ajudando assim, a compor todo o cenário. Os personagens são vívidos e cheios de falhas.
Eu apreciei bastante a leitura e os mistérios. Não é um livro que se devora de uma hora para outra, e sim, um livro para usar a imaginação e tentar junto ao detetive, desvendar o mistério, por isso, todo detalhe é importante e indispensável. Eu super indico a leitura!
Minha classificação para esse livro é de ❤ 5/7- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
O Chamado do Cuco. Cormoran Strike, vol. 1. Galbraith, Robert. Editora Rocco, 448p.
