Hoje, dia 01 de março de 2013, estreia a esperada adaptação para os cinemas do livro homônimo, "Dezesseis Luas", escrito por Kami Garcia & Margaret Stohl. Este é o primeiro livro - e filme - da série "Beautiful Creatures".
Deixando os livros de lado - afinal você pode conferir minha opinião sobre o livro AQUI -, e falando sobre o filme, vou começar sendo clara e direta: eu não gostei. Agora, vem a parte difícil: explicar o porquê. Mas vou tentar da melhor maneira possível e com toda a minha sinceridade.
Para quem não conhece a história de Dezesseis Luas, vou resumi-la: Ethan (Alden Ehrenreich) é um garoto que mora em uma cidade pequena, pacata e conservadora chamada Gaitlin, na Carolina do Sul. Há algum tempo ele tem sido atormentado por sonhos de uma garota de quem ele jamais vê o rosto.
Um dia, uma garota nova e diferente, chega a cidade e faz a vida de Ethan virar de ponta cabeça. Lena (Alice Englert) esconde muitos segredos, mas não consegue esconder seus poderes. Por ser tão esquisita, não a querem na escola ou na cidade, e Ethan a defenderá e lutará por ela e com ela para vencer um mal que pode atingir a garota ao completar seus dezesseis anos.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Clik here to view.

"Dezesseis Luas" vem sendo comparado ao sucesso de bilheteria (mas não de boa qualidade cinematográfica) Saga Crepúsculo. Estratégia de marketing para aumentar a curiosidade? Ou há mesmo semelhanças entre as duas histórias? Eu assisti - e li - toda a Saga Crepúsculo, assim como Dezesseis Luas e, sim, você encontrará certas semelhanças entre as duas histórias, como encontrará diversas semelhanças entre diversas histórias classificadas como YA. Portanto, não acho que as semelhanças na trama sejam o suficiente para comparar os dois. Será que vão colocar um cartaz "O novo Crepúsculo" a cada YA que virar filme? Espero que não, ainda mais com tantos prestes a lançar.
Contudo, acredito que estão apostando nesta estratégia publicitária para atrair os fãs de Crepúsculo ao cinema. Eu não acredito que este filme fará o mesmo sucesso, mesmo que comparando as duas produções "Dezesseis Luas" seja superior em qualidade, mas não o suficiente para ser realmente considerado um filme de qualidade.
Não gostei das atuações dos protagonistas. E Ethan está muito longe - mas muito mesmo - de ser a escolha para o personagem do livro que existia na minha imaginação. Lena não me convenceu cada vez que precisava encenar suas lágrimas. Os dois juntos não me convenceram como casal, apesar de a história de amor deles ser uma gracinha, eles não passam paixão, e em nenhum momento me fizeram suspirar no escurinho do cinema. Já os atores coadjuvantes são de excelente escolhas, e fizeram o bom trabalho que deveriam fazer, pena ter sido em um filme medíocre. Os efeitos especiais são ruins, na minha opinião de leiga, mas parece que muita gente por aí aprovou.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Contudo, o filme não foi totalmente um desastre. Eu gostei do figurino. As roupas que a Lena usa - especialmente os vestidos - são lindas. E, claro, que há boas cenas na história. Gosto da parte que Lena faz nevar para Ethan. É muita fofura! Clik here to view.

A direção ficou a cargo de Richard LaGravenese (mesmo de P.S. Eu te amo e Escritores da Liberdade) e parece que ele conquistou muitos elogios por aí. Eu revirei a internet por opiniões parecidas com a minha sobre o filme e não encontrei muitas. Parece que muitos gostaram, mas para mim não funcionou. Espero, como uma viciada por livros YA, que as próximas adaptações que estão por vir (como Os Instrumentos Mortais, Vampire Academy, Divergente, A Hospedeira) sejam melhores, mas tenho tentado não deixar as expectivas muitas altas, quem sabe assim eu me surpreenda.
TRAILER
Por Daniela Tiemi