Em "Por isso a gente acabou" o autor Daniel Handler (mais conhecido pelo pseudônimo de Lemony Snicket de Desventuras em Série) nos conta uma história juvenil bem comum, mas tão bem desenvolvida que você não deseja largar a leitura em momento algum.
Minerva Green é uma jovem cujo relacionamento acabou recentemente. Com o coração partido, ela resolve se livrar das lembranças entregando para seu ex-namorado a caixa em que guardara cada objeto que representava momentos importantes do namoro entre eles. À caminho de levar a caixa para Ed Slaterton - cocapitão do time de basquete da escola, bonito e desejado por muitas garotas -, enquanto seu melhor amigo Al dirige o caminhão e leva Min ao seu destino, ela escreve uma carta para Ed explicando o significado de cada objeto na caixa e o porquê que eles acabaram. Na verdade a trama deste livro é toda entrelaçada por conta de cada um desses objetos que guardam uma lembrança marcante e um sentimento que existiu em cada momento do namoro deles. Então é isso que nós, leitores, acompanhamos: uma carta de uma menina com o coração partido, relembrando os momentos bons e ruins de seu namoro de uma forma um tanto amargurada, mas mais que justificada. Ao chegarmos ao fim da historia - ou da carta de Min - entendemos bem o porquê.
Ainda assim, o livro consegue manter um tom divertido. Min é irônica e inteligente, uma protagonista bem carismática. Apaixonada por filmes antigos - e tendo o sonho de se tornar diretora de cinema um dia -, tudo para ela tem alguma relação com a cena de algum filme e eu gostei muito disso, pois foi um dos pontos em que me identifiquei com a protagonista. Não, não sou fascinada por filmes quanto a Min e nem vejo muitos filmes antigos - vi pouquíssimos, para ser sincera, e não faço nem ideia de que filme são os que a protagonista cita na história -, mas minha paixão por livros me faz relacionar tudo o que acontece com algum livro que li. O outro ponto em que me identifiquei, e que grande maioria se identificará também, é o caso do coração partido. Ponto principal da trama, e o qual a maioria das pessoas já sofreram. Será que existe alguém afortunado que nunca chorou por amor? Que nunca foi magoado? Acho que não.
Apesar de "coração partido" ser um tema batido, o diferencial da trama é que o leitor já sabe como vai terminar, o que faz com o foco do enredo não seja o que aconteceu, e sim, como e porque aconteceu. E a história de amor do protagonistas é tão fofa que você torce para que não acabe de verdade, para que o quer que tenha acontecido seja algo que possa ser consertado e eles possam ficar juntos. Mesmo os dois sendo tão diferentes um do outro. Todos queremos acreditar que o amor pode superar qualquer diferença ou obstáculo, mas a vida real é bem mais complicada. E o livro é bem realista nesse quesito.
Além da história fofíssima, a edição deste livro é lindíssima! Totalmente ilustrada com cada objeto que tem um significado nessa história, e obviamente, muito bem traduzido e revisado. Um excelente trabalho da Editora Cia das Letras.
Mesmo aqueles que já passaram da adolescência apreciarão a leitura deste livro. Eu recomendo!
Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
Por isso a gente acabou. Handler, Daniel. Cia das Letras, 2012, 368 p.
Daniela Tiemi.