Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"O Maravilhoso Mágico de Oz", de L. Frank Baum

$
0
0
Não importa o quanto sombrios e cinzentos nossos países são, nós, as pessoas de carne e osso, preferimos viver lá do que em qualquer outro lugar, por mais bonito que seja. Não há lugar como o lar."

"O Mágico de Oz" dispensa qualquer comentário, qualquer apresentação. Quem não leu o livro com certeza já viu alguma das inúmeras adaptações, tanto para o cinema quanto para o teatro e TV (a mais recente, uma animação em 3D, estreia esse mês). O mundo de Oz parece uma fonte inesgotável de adaptações, como uma boa obra-prima que é, e já encantou, desse modo, gerações de pessoas. Muita gente, porém, desconhece totalmente que esta obra é uma série de livros escrita por L. Frank Baum, no início do século 20, e vai muito além das aventuras de Dorothy, Homem de Lata, Espantalho e Leão Covarde.

Os acadêmicos Annie Gisele Fernandes e Bruno Anselmi Matangrano, juntamente com a Editora Vermelho Marinho, sob o selo "O Melhor de Cada Tempo", resolveram trazer para nós todas as obras da série Mundo de Oz, traduzidas brilhantemente por Carol Chiovatto em seu texto integral e ricamente ilustrado por Dandi. Uma preciosidade. Três volumes já foram lançados pela editora; além de "O Maravilhoso Mágico de Oz", "A Maravilhosa Terra de Oz" e "Ozma de Oz" já estão no mercado. E o que é melhor: um precinho camarada. Muito!

Já estava de olho na série de Oz assim que soube do projeto. Somente na Bienal desse ano, porém, eu pude levá-lo para casa (por "fintchy reais"!!!), e com dor no coração deixei os outros dois volumes lá, para uma próxima. Não se pode começar a falar desse livro sem comentar a respeito da capa. A arte inteira está perfeita, as ilustrações de Dandi são um deleite, e a diagramação, a cargo de Marcelo Amado (Página 42, Estronho), um charme. Perfeitos mesmo para colecionar e guardar para a vida toda! Mas, vamos à história.

Como é a primeira vez que leio esse livro, e como nunca tinha visto o filme mais famoso de 1939 (me julgue!) , não posso comparar com outras versões. O que posso dizer é que, se o objetivo de Baum era escrever um conto de fadas moderno e leve, ele conseguiu com êxito. Longe de ser sangrento como os contos dos irmãos Grimm, "O Maravilhoso Mágico de Oz"é, ao contrário, doce, inocente e simples, mas sem deixar de ser genial. A ironia presente em alguns trechos garante passagens e diálogos memoráveis. O livro é rápido, os acontecimentos são descritos sem rodeios (Dorothy já vai parar em Oz no segundo capítulo), o que torna a leitura fluida, rápida e fácil para as crianças, principalmente, que são o público-alvo da obra. A tradução de Carol Chiovatto ajuda muito nisso também: cuidadosa, atenta aos detalhes, ao original e até mesmo às traduções mais tradicionais.

Como "Oz"é um clássico, não dá para ficar aqui falando da escrita e da história. É um conto de fadas universal, já alçado ao status de obra-prima mundial. O que se pode dizer sobre essa nova versão, lançada pela Editora Vermelho Marinho é: IMPERDÍVEL! Literatura de qualidade, trabalho caprichado e um preço que cabe no bolso de qualquer leitor. Não é sempre que temos essa oportunidade.

Minha classificação para esse livro é de  6/6- "Obra Prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Maravilhoso Mágico de Oz, Baum, L. Frank. Editora Vermelho Marinho, 2014, 208 p. 



Viewing all articles
Browse latest Browse all 776