Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"A Ilha dos Dissidentes" de Bárbara Moraes

$
0
0

Antes que Andrei possa me impedir, estou engatinhando em direção à última grade pela qual passamos e a desparafusando. Então, estou fora. Então, estou no inferno.

A Ilha dos Dissidentes faz parte de mais uma distopia de sucesso. E melhor: foi escrito por uma brasileiríssima, a autora Bárbara Moraes. Admito que quando iniciei a leitura estava com "um pé atrás", pois já li várias distopias estrangeiras, é fato que se trata de um gênero de sucesso e que conquistou o mundo inteiro. Ler uma distopia de uma brasileira, primeiro livro da autora, me deixou atenta a todos os detalhes. E o resultado não poderia ter sido mais satisfatório, a história é incrível!

Sybil nunca imaginou que faria parte de um grupo especial de anômalos, pessoas com mutações genéticas e que possuem habilidades sobre-humanas inacreditáveis como um x-men. A jovem nasceu e foi criada em um orfanato em um bairro miserável, localizado na zona de guerra. A fome, a desesperança, a morte sempre fizeram parte de seu dia-a-dia, por esse motivo Sybil é forte, corajosa e tem uma fibra interior inabalável. Seus super poderes chamam atenção do governo quando a menina é a única sobrevivente de um terrível naufrágio, nem ela mesma sabia da existência dele até o fatídico dia. Após passar por diversos testes e ser avaliada por médicos e peritos, ela é designada para uma família adotiva numa cidade especial do continente - Pandora, onde vivem todos os anômalos, reclusos da sociedade "normal" - e para uma escola onde aprenderá e desenvolverá mais suas habilidades para a guerra... Entre anômalos e pessoas normais que desejam dizimar todo e qualquer ser diferente deles. 

A história de Bárbara Moraes mistura elementos de distopia (passado em uma geração futurística) com ficção científica. Entre explicações sobre como funciona o mundo dos anômalos e aventuras surreais de tão perigosas, me peguei em diversos momentos ansiosa e aflita pelo o que aconteceria com meus amados personagens no próximo virar de página.

Sybil é uma personagem inigualável de uma força e coragem tremenda, além de um senso de proteção aos mais desprotegidos inigualável (lembra bastante a Katniss). Há outros personagens de destaque como Andrei, o "par" romântico de Sybil, um gatinho lindo e também corajoso. Também destaco Leon, o "cego", mas inteligentíssimo e com altas habilidades de estratégia. Além de Naoki, Ava e Brian. 

Uma das coisas que mais gostei é a discussão sobre ser diferente em uma sociedade excludente e que se acha superior aos outros e por isso, marginaliza e os trata como escória. Os próprios anômalos sentem-se inferiores e diferentes a ponto de desejarem ser "normais" como as demais pessoas. A passagem que achei mais interessante foi quando Andrei revela que seu pai é um famoso apresentador de televisão, amado e venerado em todo o continente por seu programa de culinária (tipo Ana Maria Braga, rsrs!) e ele se veste de mulher, mas ninguém sabe de sua identidade. Esse fato é um ponto de discussão interessante pois trás a tona sobre o que é ser diferente, por que a sociedade cria rótulos para as pessoas em padrões de "certo" e "errado", "normal" e "anormal". Ponto para a Bárbara!

Enfim, adorei o livro de verdade. Ainda não tenho A Ameaça Invisível, mas assim que possível irei adquiri-lo. Só de escrever essa resenha já estou com saudades dos personagens. Recomendo a leitura!


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

A Ilha dos Dissidentes. Moraes, Bárbara. Editora Gutemberg, 2013, 304 p.


 Trilogia Anômalos:
  • A Ilha dos Dissidentes #1;
  • A Ameaça Invisível #2.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 776