Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Quem é Você, Alasca?" de John Green

$
0
0

Eu queria ser uma dessas pessoas que têm uma sequência a manter, que chamuscam o chão com sua intensidade. Mas agora, pelo menos, eu conhecia pessoas desse tipo, e elas precisavam de mim como um cometa precisa de uma cauda. (Pág. 51)

Miles Halter é um adolescente comum. Quer dizer, não tão comum, pois o que mais gosta de fazer é ler biografias de pessoas que já morreram e descobrir as suas últimas palavras. Colecionar últimas palavras é o seu hobby. Foi numa dessas leituras de biografias que o jovem encontrou a frase "Saio em busca de um Grande Talvez", dita por François Rabelais, um poeta francês, pouco antes de morrer. A partir disto, decidiu abandonar a vida tranquila e sem graça com os pais para estudar num colégio interno e não esperar a morte para buscar o seu "Grande Talvez".

No internato Culver Creek a vida de Miles começa a mudar. Surge o primeiro amigo: Chip Martin, seu colega de quarto, com quem passa a conviver diariamente e descobre a amizade verdadeira. Através de Coronel (apelido pelo qual Chip é conhecido), Gordo (novo apelido de Miles, mesmo sendo ele um magricela) conhece a sua primeira garota: Alasca Young, uma jovem completamente diferente de todas aquelas que ele já conheceu. É aí que o "Grande Talvez" começa a ser desvendado.

Em meio a bebidas, estudos, cigarros, trotes, livros e novas experiências, Miles se apaixona cada vez mais pela garota inteligente, linda, espirituosa e problemática que acabou de conhecer e que, desde o primeiro momento em que apareceu, conquistou o seu coração, e também fica mais confuso sobre o sentimento que existe entre eles.  

[...] se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. (Pág. 91)

Desde que li A Culpa é das Estrelas e me apaixonei tanto pela história quanto pela escrita do John Green, resolvi ler os outros livros do autor. Li mais dois e continuei apaixonada. Até que li Quem é Você, Alasca?. Sem dúvidas, foi uma decepção. Continuei amando o trabalho do John Green, que é dos meus autores favoritos, pois a escrita dele é maravilhosa e os personagens que ele cria são muito bons, mas essa história não foi a sua melhor criação.

Quem é Você, Alasca?é organizado em Antes e Depois, tempos separados por um acontecimento (que não irei dizer qual é, pois seria um spoiler) que na minha opinião foi o que estragou o livro. Antes de realizar a leitura eu já sabia que isso aconteceria, mas não em que ponto, então de certa forma fui pega de surpresa. As circunstâncias para isso não me convenceram. Acredito que o John Green poderia ter dado um novo rumo para a história, sabendo aproveitar melhor os ótimos personagens que ele criou e que me conquistaram já nas primeiras páginas. 


Minha classificação para este livro é de ♥ 2/6- "Razoável".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

Quem é Você, Alasca? Green, John. 2013, 229 p.





Viewing all articles
Browse latest Browse all 776