Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Filha da Floresta", de Juliet Marillier

$
0
0
A cada centímetro deste fio que faço eu honro meus irmãos. E a cada espinho que penetra minha pele, trago-os mais rápido de volta para casa".
Pense num livro tão bom, mas tão bom, que ganhou três, TRÊS resenhas aqui no blog. A Dani postou a dela em 2013 (você pode ler aqui), exatamente há 2 anos! Coincidência? Acho que não. A Nique escreveu a dela um ano depois (você pode ler aqui). Por esse motivo, acho que vocês já estão familiarizados com a história, certo? Então posso dar meu ataque de fangirlismo aqui.

"Filha da Floresta"é um livro envolvente demais. Você se vê profundamente ligado à história de Sorcha (pronuncia-se "Sorca") e seus irmãos. Como narradora, ela nos transporta por seus sentimentos e pelos acontecimentos incríveis que se sucedem sem descanso. Devido ao fato de ela não poder emitir um som sequer durante boa parte do livro, é interessante saber o que se passa em sua mente. E que personagem! A filha da floresta de Sevenwaters é uma mocinha decidida, forte, de personalidade, corajosa, mas sem deixar de ser feminina ou delicada. Ela é capaz de suportar coisas horrendas (e quando digo horrendas não estou exagerando) em nome do amor por seus irmãos e para livrá-los da maldição que recaiu sobre eles. Aos 13 anos de idade (isso mesmo, TREZE anos) ela se vê sozinha, sem poder dizer um "ai", numa terra estranha e com uma pesada missão nas costas. Seria de enlouquecer qualquer um. Ela tira do amor profundo por sua família as forças que necessita, e isso é lindo demais, esse laço inquebrável que une Sorcha aos seus 6 irmãos.

Os irmãos de Sorcha são outro espetáculo à parte. Cada um com sua característica mais marcante, eles se completam, como elos numa corrente. Todos estão sempre prontos a se defenderem e à sua jovem irmã; são fortes, cada um à sua maneira. Liam, o mais velho, o que será herdeiro do feudo de seu pai, Lorde Colum; Diarmid, o guerreiro explosivo e inconsequente; Cormack e Conor, gêmeos, mas totalmente diferentes (enquanto um é um guerreiro, o outro é um sábio, que cuida da administração da propriedade enquanto o pai e os irmãos mais velhos saem em campanha); Padriac, curioso, que ama os animais, que gosta de curá-los, e que tem um espírito aventureiro e divertido e, finalmente, Finbar, um mistério, sempre calado, com seus olhos voltados para o futuro, aparentemente frágil por fora, mas o mais forte de todos por dentro. Ele e Sorcha tem uma ligação especial e compartilham pensamentos. O modo como esses seis homens tão diferentes entre si se unem quando o assunto é sua irmãzinha é tocante, uma das coisas mais belas do livro. Seu desafio, mesmo não sendo contado ao leitor de maneira direta, é tão grande quanto o de sua irmã mais nova, e causa consequências profundas no futuro. 

No meio de sua jornada, Sorcha é colocada no caminho de um jovem bretão e seus dois companheiros, que são inimigos mortais dos irlandeses. A partir daí as histórias de Sorcha e Red se cruzam. O guerreiro, então, se vê no meio da complicada trama arquitetada pelos Seres da Floresta e põe a estranha e selvagem jovem sob sua proteção, mas isso acaba lhe causando problemas que ele nem poderia imaginar. Afinal, proteger e acolher um inimigo não é aceitável. A parte romântica da história é interessante por não ser melosa demais: a descoberta do amor vem aos poucos, mas quando se mostra realmente é avassaladora. E ao final do livro, um final com um certo sabor amargo, todo o sofrimento se revela apenas o começo de uma longa jornada maior do que se imagina. Mas essa já é outra história.

Juliet Marillier nos cativa e conquista a cada página, com sua escrita mágica (desculpem pelo trocadilho, mas não tem outra palavra melhor) que lembra muito outra saga parecida, "As Brumas de Avalon" (amorzinho puro!). As lendas e mitos celtas, as celebrações, tudo é extremamente delicado e nos transporta para essa outra era, antiga, pulsante e encantada. O livro é lindo, uma obra de arte, desde a capa perfeita à diagramação caprichada. A editora Butterfly merece um prêmio por nos trazer a Trilogia Sevenwaters e nos brindar com essa saga maravilhosa e em especial essa primeira história de amor, abnegação, força e coragem. Depois de 3 resenhas, vocês já estão mais do que recomendados!

Minha classificação para esse livro é de  6/6- "Obra prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Filha da Floresta, Marillier, Juliet. Butterfly Editora, 2012, 616 p.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 776