Você já deve conhecer o best seller "Entrevista Com o Vampiro", da diva Anne Rice. Ou então conhece o filme de 1994, já um clássico, com o estreante Brad Pitt como Louis, Tom Cruise INACREDITÁVEL como Lestat (nunca haverá um Lestat como Cruise. Nunca) e a pequena Kirsten Dunst, fofíssima, como Claudia. Tem Antonio Banderas também. Esse novo livro, adaptado e ilustrado por Ashley Marie Witter abre um parêntese na "entrevista" de Louis para nos apresentar a história de Claudia, a enigmática criança-vampiro.
Claudia foi retirada dos braços da morte por Lestat e transformada em vampira. No início ela vê no doce Louis um companheiro e em Lestat um mestre na arte de matar. Os três formam uma família (nada tradicional) que vive em relativa paz nas ruas de Nova Orleans, até que a pequena vampira começa a se questionar e questionar sua criação. A narrativa, em primeira pessoa dessa vez, ressalta as dúvidas e os pensamentos de Claudia, seus dilemas e o sofrimento por ter sido aprisionada em um corpo que jamais irá crescer. Afinal, depois de alguns anos, ela acaba se tornando uma adulta num corpo de criança e aparência de boneca. É perturbador, principalmente quando ela se refere a Louis como seu amante e faz a ele perguntas de cunho sexual. Sua frieza também assusta, e a consciência de sua maldade. Claudia foi, para mim, a melhor personagem de "Entrevista" e nesse livro apresentando seu ponto de vista foi incrível. A violência, a frieza e o instinto assassino da pequena vampira são perturbadores, mas dessa vez podemos entender melhor suas motivações.
O livro é uma verdadeira obra de arte. A capa é dura e as folhas são de papel brilhante luxuoso. As ilustrações são MARAVILHOSAS, meio ao estilo mangá mas com um toque barroco que a história, que se passa no século 18, exige. A trama continua fidelíssima ao livro de Rice, mesmo usando o ponto de vista de Claudia, e o fato de ser uma história ilustrada faz com que a leitura seja rápida (li em duas horas). A arte dos personagens está bem fiel às descrições do original (então nem adianta estranhar a aparência do Armand. Antonio Banderas está a anos-luz de diferença do vampiro com carinha de anjo).
Para quem é fã de Anne Rice e suas Crônicas Vampirescas, esse livro é um achado. Para quem não conhece, vale a pena ler o original antes, para se inteirar na história, afinal, nada do que aconteceu antes é explicado e nem é contado o que aconteceu depois. O filme também é super recomendado, pois é fiel à história e ainda tem um bocado de vampiros gatos pra animar a mulherada, e Kirsten Dunst miudinha e já lacrando de dar medo. Como eu disse antes, uma obra de arte, daquelas para se ter na estante para sempre, e reler de vez em quando, pois é um livro lindo, cheiroso e caprichado, daqueles que não se empresta pra ninguém, só sob garantia e que se passa de pai pra filho em testamento depois da morte.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 6/6- "Obra prima".
Entrevista Com o Vampiro - A História de Claudia. Rice, Anne e Witter, Ashley Marie. Editora Rocco, 2015, 224 p.