O tema do segundo livro a ser lido pelo clube do livro virtual organizado pela Helana do blog In The Sky foi algum livro com tema adolescente. O meu escolhido foi Meu Inverno em Zerolândia, que estava parado há algum tempo na minha estante. A obra desta autora italiana me deixou com pensamentos meio controversos, então espero não ter divagado demais na resenha.
~ ~ ~ ❤ ~ ~ ~
Se você espera que este livro seja um romance açucarado e totalmente clichê, pode ir tirando o seu cavalinho da chuva. Eu, quando comprei ele, não tinha nem ideia do que se tratava a trama, mas a sinopse dele me fez pensar que seria um romance bonitinho. Me enganei redondamente.
Alessandra tem apenas 17 anos e acaba de perder a mãe para o câncer e não está totalmente conformada. O que ela mais quer no momento é se isolar na sua dor e sofrimento, e para isso resolve abandonar a sua turma do colégio, onde era considerada popularzinha, e se misturar apenas com Gabriel, também conhecido como Zero. Ao fazer esta mudança em sua vida, Ale tem grande surpresa: Zero é bem diferente do que ela imaginava.
O envolvimento entre os dois é conturbado. Eles mostram, com suas atitudes e, principalmente com os erros, como a dor muda as pessoas. Este envolvimento com Gabriel também mostrará como julgamos erroneamente muitas pessoas.
A trama é contada em forma de diário, onde Ale intercala o seu presente com memórias da sua infância, a descoberta da doença da mãe e até situações em que ela escreve como se fosse cartas para mãe.
Confesso que não gostei muito da escrita da autora. Demorei para "pegar no tranco" e se não fosse por dó da personagem, teria abandonado o livro. Apesar de a personagem ser chatinha, consegui sentir todas as emoções que ela estava sentindo. Se tem uma coisa que eu tenho medo nessa vida é de perder os meus pais, e Alessandra me fez sofrer junto com ela.
Apesar de ter tido sentimentos controversos quanto ao livro (gostei a história mas não gostei da escrita da autora), acho que o livro vale a pena ser lido e ele me trouxe uma grande lição: é que as vezes precisamos sair da nossa zona de conforto para enxergar o mundo (e as pessoas) com outros olhos.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 3/6- "Bom".
Meu Inverno em Zerolândia. Predicatori, Paola. Editora Suma de Letras, 2014, 184 p.