Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" de Cora Harrison

$
0
0

 

- Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane.
Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.
- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular.
- Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia." (p. 309)

Jane Austen está muito doente e seu cuidado tem sido negligenciado pela Sra. Cawley - a diretora do internato em que Jane e sua prima Jenny Cooper vivem. A aflição de Jenny pelo estado de saúde de sua prima é tão grande que a tímida e meiga menina decide que precisa avisar os tios - Sr. e Sra. Austen - a qualquer custo da situação em que se encontra a sua tão querida Jane, mesmo que Sra. Cawley a tenha proibido terminantemente de enviar qualquer aviso à família. Só resta a Jenny desafiar suas ordens, saindo escondida do internato durante a noite - arriscando sua vida e reputação - para colocar a carta no correio.

Percorrendo as escuras ruas de Southampton, fugindo de bêbados e estranhos, a assustada Jenny encontra um gentil cavalheiro para lhe resgatar. O Capitão Thomas Williams a acompanha até o correio e de volta ao internato garantindo a segurança da jovem após Jenny lhe explicar as aflições que fizeram a donzela se arriscar. Jenny fica encantada pelo cavalheiro, mas teria alguma chance de se reencontrarem novamente? E, se se reencontrassem, seria ele capaz de guardar seu segredo ou a arruínaria contando a todos o que fez?

Quando o Sr. e Sra. Austen tomam ciência do estado de Jane, imediatamente partem para buscá-la e ao chegar encontram também a sobrinha muito doente. Sendo Jenny órfã, assumem os cuidados para com a garota e autorizada pelo irmão mais velho, Edward-John - que seria o responsável legal por Jenny -, ela passa a morar com a família Austen.
Lá, ao lado de sua prima e melhor amiga Jane Austen - e em meio aos seus muitos primos -, Jenny será muito cortejada, participará de bailes e se apaixonará!

Estou encantada! Este livro é uma fofura do início ao fim. É uma leitura leve e agradável, com cavalheiros galanteadores, bailes e uma jovem - Jenny Cooper - aprendendo a se apaixonar; desde o sentir o coração palpitar, e até conhecer o ciúmes e a decepção. Claro que sua prima Jane a ajudará, sendo sua confidente e conselheira. Jane Austen é retratada neste livro do que jeito que gosto de imaginar que deveria ser: espirituosa, criativa, divertida e cheia de personalidade! Já Jenny é uma menina bonita, amável e tímida, e devo acrescentar, que se apaixona e desapaixona fácil! Mas, no fim, ela faz a escolha certa!

Acho importante deixar claro que é um livro infantojuvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu meio que esperava outra coisa quando recebi o livro, o que me desanimou um pouco quando o iniciei, mas a leitura fluiu melhor quando fui me desapegando desta pequena frustração (eu nem tinha reparado que o livro faz parte do selo "Jovens Leitores" da Rocco!rsrs).

Obviamente, me deleitei em viver na casa dos Austens, ter Jane como melhor amiga e viver um romance tão doce, enquanto vivi como Jenny Cooper na leitura desta obra. E, enquanto lia, eu me perguntava todo o tempo o quanto da história seria criação da autora e o quanto teria sido real, portanto quando cheguei nas últimas páginas onde há a "nota do autor" fiquei maravilhada em descobrir o quanto da história foi realmente verdadeira. Muitos detalhes eu desconhecia, e fiquei desejando muito por uma biografia da autora para descobrir mais e mais. Não são só as criações literárias de Jane Austen que me fascinam, mas também sua própria história.

As páginas possuem ilustrações, que seriam os desenhos da própria personagem de Jenny Cooper. Achei uma gracinha! Vejam:



Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen. Harrison, Cora. Editora Rocco, 2011, 320 p. 





Viewing all articles
Browse latest Browse all 776