Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Cilada"de Harlan Coben

$
0
0

Assim como em seus outros livros, Harlan Coben apresenta neste livro histórias paralelas que vão se entrelaçando conforme o avanço da leitura e assim encaixando cada peça do quebra-cabeça.


Em "Cilada - Ninguém consegue escapar das próprias mentiras" ocorre a seguinte trama:

Dan Mercer é um assistente social divorciado que cresceu sob a guarda provisória de diversas famílias, mesmo com as muitas dificuldades consegue se formar em Princenton - uma das melhores universidades do país - e agora trabalha em um centro comunitário como treinador de basquete. 

Em um dia fatídico, ele recebe a ligação de uma garota chamada Chynna que pede a ele para que a encontre em sua casa. Preocupado, imaginando que a garota poderia estar com algum problema - e contrariando a sua intuição - Dan vai ao encontro de Chynna e lá se depara com câmeras de TV e a repóter Wendy Tynes que desmascara pedófilos que atraem crianças utilizando a internet em rede nacional. Dan vai a julgamento e é inocentado por falta de provas, porém sua vida está arruinada e sua reputação perante a sociedade também, que o julga e o despreza. Ele se vê obrigado a se mudar de tempos em tempos e se esconder como fugitivo de pais raivosos que não aceitam a decisão da justiça e não confiam no sistema judiciário.

Wendy Tynes está convicta de que Dan é culpado, mesmo que a ex-mulher dele afirme com uma convicção ainda maior que isto não é possível, mas ela precisa ir à fundo na investigação pois seu emprego está por um fio e seu renome como jornalista está sujo desde o veredicto. Ela não poderia ter arruinado a vida de um homem inocente, poderia?

Para piorar, um dos pais raivosos que procuram por vingança no caso de Dan, procura Wendy para convencê-la a ajudar em um plano de execução. Se a justiça não cumpriu seu papel, que seja então feita pelas próprias mãos, certo? Wendy recusa, mas naquele mesmo dia tinha um encontro marcado com Dan para uma conversa; ninguém sabe seu endereço além de Wendy e quando ela chega ao local - um trailer em um lugar um tanto deserto - fica espantada ao ver Dan com a cara toda esmurrada. Entretanto, eles mal têm tempo de conversar, um homem mascarado invade o local e atira em Dan na frente dela, e apesar do assassino estar todo coberto, Wendy consegue reconhecer nele o mesmo relógio do homem que a procurou aquela tarde.

Paralelo a história de Dan Mercer e Wendy Tynes, está a garota desaparecida Haley McWaid de 17 anos. Uma garota bonita, estudiosa, que sonha entrar para uma boa faculdade, mas que uma noite não retorna para casa e meses se passam sem que haja notícias dela. O que terá acontecido com Haley? 

Esta é uma história que, para mim,  foi totalmente imprevísivel e durante a leitura deixou tantas dúvidas e lacunas para preencher que logo me encontrei completamente presa a trama, sem conseguir largar. A narrativa de Coben é fluente e ele alterna em cada capítulo o foco da história - ao menos ao início enquanto as histórias permanecem paralelas, contudo aos poucos elas vão se entrelaçando. 

Até as últimas páginas fiquei em dúvida se Dan realmente era ou não um pedófilo, e todos os personagens de uma forma ou de outra foram me surpreendendo no desenvolver de história; todos têm seus segredos guardados: culpas, medos, mentiras, fatalidades escondidos.
O autor cita temas atuais em suas obras, nesta ele trata da pedofilia e o bullying, e também retrata a importância do perdão.

Eu não sou muito fã de romance policiais, li alguns mas são poucos os que conseguem me prender. E, como não são muitas as histórias do gênero que li, talvez eu seja suspeita para dar minha opinião se não tenho muito com o que comparar. Entretanto, eu gostei bastante desta obra e quero ler mais livros de Harlan Coben, pois foi um dos poucos autores do gênero que conseguiu me cativar. 


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Cilada. Coben, Harlan. Editora Arqueiro, 2010, 272 p.






Viewing all articles
Browse latest Browse all 776