Apesar da minha vontade, apesar de todas aquelas horas sendo testadas sobre o Perigo de Meninos e Meninas, eu gostava dele. Só dele. (Pág. 180)
Em Eva, uma praga mortal, aniquilou quase toda população do planeta. Os poucos que sobreviveram, dividiram-se entre rebeldes e súditos do rei. Homens e mulheres não se misturam. Enquanto, as meninas vão para um internato, os meninos são enviados para campos de trabalho forçado. Na escola, as professoras ensinam que os homens são maus, corruptos e que devem ser punidos. O único homem a ser venerado e amado é o rei. Lá na escola, elas devem ser preparadas para uma futura profissão chave, que assegurará a reconstrução mundial... Ou não! Pois Eva está prestes a descobrir a verdade e ela se revelará pior do que a praga que dizimou seu país.
Entre segredos e mentiras... A verdade é um bálsamo ou a chave para a morte. Eva está prestes a descobrir que seu destino pode ser muito diferente daquele sonhado por ela.
❤ ❤ ❤
Mais uma série, mais uma distopia para nos apaixonarmos. Eva, lançamento da Galera Record, nos convida a embarcar em um mundo repleto de segredos, intrigas e guerra entre os sexos. Sim, sim, sim... Homens e mulheres divididos, odiando-se mutuamente, um não pode confiar no outro, tudo o que existiu no passado, foi distorcido ou completamente modificado. A mulher deve odiar e temer os homens. Os homens devem trabalhar nos campos para reconstruir a nação destruída pela praga.
O mundo pós-apocalíptico construído por Anna Carey esbanja realismo ao retratar a falta de alimentos, casas abandonadas, caveiras para todos os lados, pois na época da praga, não havia pessoas o suficiente capazes para enterrar os mortos. Retrata com bastante precisão um mundo tomado pelo medo e pela doença, onde os pais doentes, imploravam para o governo levarem seus filhos para eles não morrerem pela doença ou pela fome. O próprio clima criado pela autora é de medo, repleto de mistério e expectativa quanto ao futuro incerto dos personagens.
Eva é apenas uma adolescente que sonha em viver na cidade, governada pelo rei, onde deverá exercer uma profissão escolhida por ela e ser muito feliz e bem sucedida. Tudo o que aconteceu em sua infância, a morte da mãe provocada pela praga, será recompensada no dia em que puder contribuir pelo futuro da nação, afinal, o rei quer o melhor para suas pupilas. Mas tudo desmorona, quando ela descobre a verdade.
Ao contrário de muitas mocinhas destemidas e até "invencíveis" que vemos nas distopias, Eva é doce, estudiosa, vulnerável, mas ao mesmo tempo, forte e corajosa com um desejo imenso de fazer a coisa certa. O oposto da sua amiga Arden, que é voluntariosa, não tem medo do perigo e sabe qual seu objetivo e faz qualquer coisa para alcançá-lo. Essa sensibilidade de Eva a torna mais real e humana.
Apesar da guerra entre os sexos, no livro há romance, uma atração inevitável entre Eva e um certo rebelde chamado Caleb, um jovem lindo, corajoso e leal, que colocará a própria vida em risco se for para protegê-la. Um fofo!!!
Acredito que a história de Eva evoluíra bastante nos próximos livros. Anna Carey deixou muitas pontes para dar continuidade a história, deixando muitas perguntas sem respostas e mistérios a serem solucionados. Todos os personagens sem exceção são magníficos, bem construídos, surpreendem por não serem previsíveis.
Se você ainda não leu Eva, não perca tempo. É uma deliciosa aventura em um mundo pós-apocalíptico. Recomendo!
Minha classificação para esse livro é de ❤ 3/6 - " Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
Eva. Carey, Anna. Galera Record, 2013, 288 p.