Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"O Presente" de Cecelia Ahern

$
0
0

Sinopse - Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
O Presente da Cecelia Ahern, autora de Ps. Eu te amo, é uma história fascinante sobre redenção, família e segundas oportunidades. Principalmente, é uma história sobre o tempo que empregamos a coisas fúteis em detrimento dos verdadeiros momentos especiais.

Lou é um executivo competente e muito bem sucedido. Chegar ao topo da hierarquia na empresa em que trabalha é seu objetivo principal, mesmo que para isso, ele tenha que resolver milhares de assuntos ao mesmo tempo e estar em vários lugares simultaneamente... Opa! Estar em dois lugares ao mesmo tempo? Impossível, certo? Logo, Lou descobre que pode sacrificar os momentos com a família e amigos, para se dedicar ao que verdadeiramente importa: subir, subir, subir, ser admirado, bem sucedido em seu trabalho. Seus pais e irmãos estão cada vez mais decepcionados com sua atitude distante e seu desinteresse pelos assuntos familiares. Sua esposa sente sua falta em casa, assim como, seus filhos pequenos, que estão crescendo sem a presença do pai, pois ele está sempre muito ocupado para lhes acompanhar em passeios, na vida doméstica e nas descobertas do dia-a-dia infantil. Aliás, Lou não sabe absolutamente nada a respeito dos filhos. Até que conhece Gabe, um morador de rua, que parece estar sempre em mais de um lugar ao mesmo tempo. Ao descobrir através de Gabe que seu chefe estava se associando com outro colega de trabalho, Lou resolve dar uma oportunidade de emprego para o rapaz, mas se arrepende quando acontecimentos estranhos começam a ocorrer em sua vida.

A história de Lou é simplesmente uma lição para todas as pessoas que colocam a vida profissional acima da família, esquecendo-se de aproveitar os momentos especiais seja os pequeninos ou grandes. Lou era um homem dedicado a família e a esposa, mas aos poucos foi se tornando obsessivo em ser o melhor no trabalho. Egocêntrico, Lou não consegue compreender o motivo pelo qual a sua família exige tanto a sua presença, afinal, ele não lhes dá tudo o que o dinheiro pode comprar? Gabe, o morador de rua é um personagem impressionante, pois durante a narrativa ele chega a assustar por realmente estar em vários lugares ao mesmo tempo e por exercer múltiplas funções e saber de tudo o que se passa ao seu redor, sem as pessoas sequer abrirem a boca. Ao mesmo tempo percebemos que ele possui uma missão, que somente descobrimos nas páginas finais do livro.

Fã da Cecelia Ahern, eu confesso que esse não foi o melhor livro que já li da autora, mas é igualmente encantador. Ela tem o dom de tecer uma fábula contemporânea onde os valores morais e as convenções sociais são sempre questionadas. Enfim, uma ótima leitura! 


Minha classificação para esse livro é de  3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Presente. Ahern, Cecelia. Novo Conceito, 2013. 320 p.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 776