Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Tony & Susan" de Austin Wright

$
0
0

Tenho o livro Tony & Susan há mais de um ano e, após a leitura, fiquei (também) me perguntando por que o livro ficou tanto tempo aguardando minha atenção. Descobri uma leitura densa, que mescla sentimentos diversos e aponta para os nossos medos, dos reais aos mais escondidos, aqueles que não queremos enfrentar. Talvez esteja aí a resposta: a intuição me levou à leitura no momento certo.

Ao contrário do que possa parecer, o título do livro não se refere a um casal. Tony é personagem de um livro e Susan é a leitora voraz. Dessa forma, Susan se conecta a Tony ao questionar suas decisões e passividade diante de fatos tão cruéis. Na verdade, Tony conduz Susan a uma reflexão sobre sua própria vida, como muitas vezes os personagens de um livro fazem conosco, leitores. Quem nunca se identificou, sofreu, torceu e até chorou ao lado de um personagem incrível? Ou ainda, reconheceu nele suas dificuldades e fraquezas, e por isso sentiu aversão ou compaixão (negação das sombras ou condescendência)?

De noite, Susan lê; prefere isso a ver televisão. Lê a fim de afastar seus pensamentos de si mesma. (p. 8)

Susan é uma dedicada mãe de família, casada com Arnold, médico, tem três filhos e trabalha como professora de Inglês. Vive confortavelmente e aceita a rotina que um casamento longo lhe impôs. Há vinte e cinco anos separou-se de Edward, que tentou ser escritor e acabou desistindo do sonho. Agora, tanto tempo depois, Edward lhe envia o manuscrito de seu primeiro romance para que avalie, já que a considera sua melhor crítica.

O livro de Edward – Animais Noturnos – compreende a maior parte da leitura, intercalado com as observações de Susan (ao começar e findar um capítulo) e alguns flashbacks, quando Susan relembra sua juventude ao lado de Edward, o casamento fracassado e a chegada de Arnold, atual marido, à sua vida. 

Durante a Leitura, Susan descobre um talentoso escritor no até então desacreditado Edward, agora maduro e contando uma trama de alta voltagem. Tony, personagem principal de Animais Noturnos, é um professor universitário que encontra o terror numa viagem com a esposa e a filha. Há muita tensão e suspense nessa escrita, tive medo em vários momentos e me perguntava, exatamente como Susan fez: o que será que vem pela frente? Impotente diante do drama que está vivendo, Tony encanta e amedronta Susan na mesma intensidade. Estaria Edward tentando dizer algo à ex-mulher? 

Entre os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos, Susan avança na leitura com curiosidade e paixão, deliciando o leitor com suas pausas reflexivas sobre o que acaba de ler, numa (re)descoberta de si mesma, os caminhos que escolheu na vida (como Tony), a constatação de seus erros e a passividade diante do que lhe desagrada, recusando sair de sua zona de conforto. É o momento de Tony e Susan, juntos (para deleite do leitor mais aplicado), expurgarem seus medos. Nas palavras do autor, “a precariedade de nossas vidas bem protegidas.” Assim, Susan passa a ser o olhar do leitor que encontra um livro cheio de significados para a própria vida... enquanto Tony e Susan se misturam e quase se confundem diante do leitor.

Mais uma vez encontro um livro que avisa: não é para qualquer leitor. É preciso atenção à narrativa, há muito a considerar nas entrelinhas, numa genial sacada do autor, que instiga o leitor com o drama pessoal de Susan enquanto Edward provoca Susan através de Tony. Curioso como Austin Wright escreve de maneira distinta de Edward (seu próprio personagem), numa prosa perspicaz que solicita do leitor muita astúcia e sensibilidade. 

Ontem, ao final da leitura, achei que classificaria a leitura entre quatro e cinco estrelas. Será que meus fantasmas me impediram de atribuir mais valor à obra? (Mais uma reflexão anotada). Nada que uma noite bem dormida e uma história bem digerida entre uma e outra virada no travesseiro não reconsiderasse: amanheci com as cinco estrelas brilhando, em deferência à elegância da escrita de Wright. E todas as emoções que despertou em mim.


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Tony & Susan. Wright, Austin. Editora Intrínseca, 2011, 336 p. 




Viewing all articles
Browse latest Browse all 776