Nas últimas semanas explodiu no facebook desafios de todos os tipos. Desde o desafio do balde de gelo (argh!), a listinha de livros e filmes favoritos (oba!). Confesso que demorei a responder a maioria dos desafios, mas ao fazer as minhas listinhas, foi impossível não fazer um feedback de tudo o que li e assisti durante meus vinte e seis anos de idade. Aliás, adoro listinhas! ♥
A maioria dos livros escolhidos foram responsáveis por construir a leitora que há em mim hoje. Também foi uma enorme surpresa, constatar que hoje eu leio mais modinhas / bestsellers do que os clássicos que eu tanto amo. Juro que vou tentar equilibrar minhas leituras daqui pra frente, afinal, não só de YA e New Adult se faz um leitor competente.
Eis, então, os livros que marcaram a minha vida. Ao término dessas leituras, eu não era a mesma Dominique de antes, eu era uma outra pessoa. Modificada. Reformada. Foram livros que me fizeram rir, mas também chorar de emoção, de tristeza profunda. Leituras que me deixaram em Depressão Pós-Livros completamente.
- 1 - Harry Potter (J.K. Rowling)
Foi e sempre será minha série favorita. Eu já lia bastante antes da série existir, mas Harry Potter abriu as portas a outros gêneros da literatura que antes eu desconhecia. Eu cresci lendo seus livros e comprei o sétimo e último livro com um dos meus primeiros salários aos dezenove anos.
- 2 - As Brumas de Avalon - Todos os livros - (Marion Zimmer Bradley)
- 3 - Razão e Sensibilidade (Jane Austen)
Jane Austen é diva no meu coração. Foi uma grata surpresa me descobrir nas páginas de seu livro Razão e Sensibilidade. Eu sou Marianna da cabeça aos pés. Ou fui um dia. Impulsiva, apaixonada, romântica e sem um pingo de juízo. Adorei me reconhecer nessa personagem maravilhosa!
- 4 - A Viajante do Tempo (Diana Gabaldon)
Eu tenho uma história triste e longa com esse livro. Para resumir, eu peguei esse livro emprestado na biblioteca do sesc e o perdi no mesmo dia. Demorei quase três meses para reunir o dinheiro necessário para pagar a biblioteca (na época o livro custava R$85). Após esse lamentável episódio, eu comecei a catar nas livrarias o livro, mas ele ficou em falta por um bom tempo. Quando finalmente o comprei para mim, me apaixonei por sua história. Jamie e Claire são meus personagens favoritos de todos os tempos.
- 5 - As Crônicas de Nárnia - Todos os livros - (C.S. Lewis)
As Crônicas de Nárnia permearam meus sonhos durante meses a fio após a leitura. Dos sete livros lidos, o meu preferido é "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" que conta a história da entrada dos irmãos Pevensie em Nárnia. Os outros também são igualmente apaixonantes e mágicos, o que mais me surpreendeu na época, foi encontrar imbuído na história, passagens bíblicas.
- 6 - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
Eu me apaixonei pelo personagem de Lord Henry Wotton. Inteligente, cínico e com um humor negro perverso, ele tece o tempo todo comentários mordazes sobre a sociedade, sobre o que é beleza, moralidade, entre outros assuntos.
- 7 - A Estrada (Cormac McCarthy)
Um livro pós-apocalíptico simplesmente magnífico! A narrativa lenta convida o leitor a entrar na mente de pai e filho, vivendo em um mundo hostil e destroçado. No final da história, eu me dobrei de tanto chorar, tamanha era a dor, o meu vazio. Se houve um livro que me quebrou por dentro, foi A estrada.
- 8 - O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
Eu li há muito tempo esse livro, mas lembro que já era apaixonada pelo filme e resolvi conhecer a história original. Não foi nenhuma surpresa descobrir que o livro é diferente do filme em milhões de aspectos e mil vezes melhor. A vingança do Conde é perfeitamente ousada e cruel. Você consegue senti-la na ponta dos dedos e no batimento do seu coração! O final é magnífico!
- 9 - A Casa das Sete Mulheres (Letícia Wierzchowski)
Outro livro que me transportou para uma época de tempos difíceis e hostis, mas de paixões avassaladoras. O diário de Manoela é deslumbrante e me deixou sensível por meses e apaixonada por Garibaldi. Quero relê-lo um dia!
- 10 - O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)
Lembro quando O Caçador de Pipas virou febre aqui no Brasil e todo mundo queria lê-lo. Comigo não foi diferente. Eu fui conquistada pela escrita do Hosseini e por seus personagens tão bem construídos. Outro livro para reler um dia!
- 11- A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)
Se você ainda não leu A Sombra do Vento, leia! É um livro estupendo que contem todos os elementos que os leitores tanto amam: suspense, mistérios, paixões, assassinato, aventura, traições. Enfim, uma história inesquecível! Ainda não li nenhum outro livro da Zafón, mas pretendo lê-los em breve.
- 12- A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)
Zusak foi um cara imensamente feliz ao escrever esse livro. É simplesmente impossível não se apaixonar pela Liesel e por sua vida imperfeita, mas que sob seu olhar inocente nos conquista. O amor dela pelas palavras, pelos livros é fascinante.
O filme não deixou a desejar em nada! Lembro que eu chorei tanto no cinema, que a menina ao lado me ofereceu um lenço de papel. Só faltou nos abraçarmos para chorarmos juntas. Rsss!
~ ~ ~ ❤~ ~ ~
Todos os livros citados acima são altamente recomendados. Se já leu algum desses livros, compartilhe sua opinião. Então, gostaram da minha listinha?