Oi, todo mundo! Hoje resolvi fugir de vez de todas as propostas do blog, mas deixa pra lá, porque eu sou rebelde! E se as administradoras podem fazer seus baús secretos, eu resolvi fazer minhas postagens aleatórias! E hoje vou falar de algo que é o assunto do momento: CARNAVAL!
Todo mundo viajando ou curtindo os blocos na cidade, mas como diz minha mãe, eu não sou todo mundo. Então, porque eu estava totalmente sem dinheiro queria sossego, paz e tranquilidade, fiquei em casa com a árdua missão de assistir a todos os desfiles das escolas de samba do Rio com muita pipoca e guaraná. Vida triste, não? A chuva castigou o Rio poucas horas antes do início, e fiquei com muito medo de ter estragado fantasias e carros alegóricos! Afinal de contas, é o trabalho de um ano inteiro, de muita gente, e não é justo se perder assim. Ainda bem que no fim deu tudo certo!
DOMINGO
Viradouro
![]() |
Juliana Paes sendo diva na comissão de frente |
Ainda estou me perguntando aqui porque diabos a Globo não passou o desfile da Viradouro na íntegra e ao vivo. Se era para passar as matérias desnecessárias do Fantástico, era melhor ter passado o desfile, muito mais interessante do que saber sobre a vida do homem que decidiu largar a vida na cidade e morar na floresta... Mas, enfim. Como a escola de Nikiti foi a primeira, pegou o pior da chuva, bem no ano em que voltava ao Grupo Especial. O desfile foi debaixo de muita água, o que acabou prejudicando algumas fantasias, que ficaram com penas encharcadas, e a própria evolução, por exemplo, do mestre sala e da porta bandeira, que precisaram de muito equilíbrio, sangue frio e calma para fazer seus passos e girar no meio da pista super molhada. Tomara que os jurados não levem isso em conta, né, afinal, é a natureza.
Mangueira
![]() |
As poderosas da Mangueira! |
A Estação Primeira também pegou boa parte da chuva e foi bastante prejudicada. Porém, seu desfile foi bem fraquinho... A comissão de frente só trouxe de interessante o ótimo ator JP Rufino e uma atriz de 30 anos fantasiada como uma velhinha. A maquiagem ficou ótima e tudo, mas a escola tradicional foi ainda mais tradicional esse ano. Não empolgou e não trouxe nenhuma surpresa, nenhuma inovação. E eu SEMPRE sentirei saudades de Jamelão cantando o samba enredo.
Mocidade
![]() |
Gente pelada e com a mão no bolso. |
![]() |
Uuuuuuiiii! |
![]() |
"This girl is on fireeeeee..." |
Vila Isabel
![]() |
Notas musicais pulantes! |
![]() |
O maestro Isaac Karabtchevski |
A Vila também não veio fraca! Uma das três melhores da noite, a escola homenageou o maestro Isaac Karabtchevski, e fez uma viagem pelas óperas e balés que ele conduziu. A princípio, pelas grandes obras de brasileiros geniais como Carlos Gomes e Villa Lobos e depois mergulhando nos internacionais. A comissão de frente estava maravilhosa, com artistas canadenses fazendo uma performance ABSURDA pulando na cama elástica #medo! Eles eram as notas musicais que pulavam quando os pianistas (gêmeos, um de cada lado da alegoria) tocavam. Impecável!
Salgueiro
![]() |
Um índio representando Nossa Senhora |
Salgueiro completa a lista das três favoritas da noite. Falando sobre a culinária mineira (hummmmmmm, nem gosto!), a escola trouxe, como sempre, muito luxo pra avenida, carros lindos e fantasias bem acabadas e perfeitas. O LED gigante em tecido (UAU!) na comissão de frente lacrou! Na foto acima, ele foi usado para construir o manto de Nossa Senhora que envolveu um dos índios. Vem pra briga!
Grande Rio
![]() |
CORTEM-LHE A CABEÇAAAAA! |
E pra fechar a noite, a escola dos artistas, digo, de Caxias veio falando do baralho. Baralhos de todos os tipos, como o baralho cigano (algumas amigas ciganas desfilaram pela escola), por exemplo. Uma curiosidade: toda vez que uma escola de samba vai abordar o tema ciganos, de alguma forma, tem que levar o elemento fogo em algum momento, nem que seja uma fogueira cenográfica. Algumas escolas não fizeram isso e... Bem, pesquisem no Google pra ver o que aconteceu. Não sei se é lenda ou não, mas a Grande Rio fez o dever de casa e colocou ciganos de verdade no carro e na ala específica, e uma fogueira. A comissão de frente intrigou ao "cortar" as meninas no meio, e as pernas saírem andando sozinhas! Fora isso...
SEGUNDA-FEIRA
São Clemente
![]() |
Bú! |
E maaaaais uma vez a Globo deixa o primeiro desfile da noite pro final. As escolas que subiram ano passado do Grupo de Acesso tiveram que esperar toda a transmissão para assistir seu desfile. Um absurdo! A Globo preferiu passar a dobradinha maligna novela + BBB do que o desfile da escola de Botafogo. Foi mal, hein! Por conta disso, não consegui assistir ao desfile, mas pelo que soube foi acima do esperado. Quem sabe não permanece?
Portela
![]() |
Quem vai se esquecer dessa imagem? |
Portela. Depois de anos com desfiles mornos, sem inovação, sem surpresa, a escola de Madureira mais uma vez disse a que veio. Após amargar um segundo lugar por um décimo ano passado (desmerecido), a escola veio pra brigar com unhas e dentes pelo título, e veio como favoritíssima! Antes mesmo do desfile já lacrou com três paraquedistas aterrizando bem no meio da avenida! Mais uma vez teve a águia-drone que arrasou ano passado e águias voadoras de presente pra galera. E o abre-alas... Por muitos anos a imagem da águia/Cristo Redentor será lembrada como uma das mais marcantes da história do Carnaval, podem escrever! E quando ela precisou se abaixar pra passar por baixo da torre de transmissão... Muita gente foi às lágrimas de emoção, pois ela parecia estar reverenciando o público. Não preciso dizer mais nada.
Beija-Flor
Selminha Sorriso e Claudinho dispensam apresentações. |
Beija-Flor, minha escola! Minha vida, meu amor! Desculpem, mas a Beija é minha escola do coração. Envolta em muita polêmica, por ter sido SUPOSTAMENTE financiada pelo governo ditatorial da Guiné-Equatorial (digo supostamente pois não há provas da quantia paga e nem se foi o governo que financiou. Segundo o embaixador do país, foram pessoas ligadas à cultura que pagaram), a escola de Nilópolis veio com muito luxo, com um desfile redondinho e com NEGUINHO, comemorando 40 anos de avenida! Não é pra qualquer escola, amor! Apesar de tudo isso, o desfile foi morno e não empolgou.
União da Ilha
![]() |
Branca de... Não, péra. |
A escola da Ilha do Governador é conhecida por seus enredos irreverentes, e esse ano não foi diferente. Falando sobre a beleza e questionando os padrões atuais estéticos, a Ilha trouxe muita diversão pra avenida! Na comissão de frente, a atriz Cacau Protásio interpretou uma Branca de Neve diferente, com direito a um príncipe afetado e munido de pau de selfie. Um homem de 200 quilos vestido de Cleópatra tomando banho de leite de cabra e um desfile de Olívias Palito foram mais alguns destaques do divertido desfile. Sensacional!
Imperatriz Leopoldinense
![]() |
Cris Vianna, casa comigo? |
A verdade é que nunca gostei da Imperatriz, sorry! Mas dessa vez ela veio bem bonita, mostrando a África de um jeito diferente: muito colorida, vibrante e fluorescente. Um luxo! E na frente da bateria, Cris Vianna, pra mim uma das mulheres mais bonitas da atualidade, se não A MAIS bonita! A escola ganhou o Estandarte de Ouro hoje (terça-feira), mas não sei se estava pra ganhar o título. Linda, impecável e certinha, como sempre falta empolgação.
Unidos da Tijuca
![]() |
Lérigooooou, lérigooooou |
A pergunta que todos se faziam ao esperar o desfile da Tijuca era: será que a campeã conseguiu manter o alto nível sem seu carnavalesco genial, que a fez ganhar dois anos e ficar entre as melhores por mais um bocado? Paulo Barros saiu, mas a escola provou que, sim, consegue manter o padrão! Com um desfile falando sobre a Suíça, partindo do mote de Clóvis Bornai, lendária figura dos antigos carnavais cariocas (quem não se lembra dos desfiles de fantasias luxuosas?), que era filho de suíço, a Tijuca fez nevar na avenida tal qual a Elsa! Teve patinação no gelo, São Bernardos fofíssimos e Oompa Lompas jogando chocolate pro público (invejaaaaaaa!). Desfile impecável também.
***
Pra mim, as favoritas são Portela, Tijuca, Salgueiro, Mocidade e Vila Isabel. E Imperatriz correndo por fora. Essas realmente empolgaram e merecem.
Desculpem pelo post longo, mas agora quero saber de vocês. O que acharam dos desfiles? E como passaram o Carnaval? Espero que tenham se divertido muito!