Quantcast
Channel: Livros, filmes e músicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 776

"Um Mais Um" de Jojo Moyes

$
0
0



Jess é definitivamente uma mulher batalhadora, do tipo guerreira que não desiste de nada sem antes lutar mil vezes, acima de tudo ela é otimista e acredita que sua vida e dos filhos pode melhorar se eles continuarem a fazer o bem e a cuidar uns dos outros. Faxineira de dia, garçonete de noite em um bar, ela cria sozinha sua filha Tanzie de 10 anos e o enteado Nick, de 16 anos. O marido foi embora há muito tempo, deixando um amontoado de contas e dois filhos. Mesmo trabalhando tanto, ela mal tem dinheiro para pagar as contas e pouco fica com os filhos. 

Tanzie é um gênio mirim da matemática desde que começou praticamente a andar. Percebendo seu talento o professor consegue uma bolsa em uma escola particular, mesmo conseguindo um desconto de 90%, Jess não tem condições de bancar os outros 10% mais os encargos com passagem, uniforme, passeios, livros... Até que surge uma oportunidade única: uma olimpíada de matemática onde se conquistar o primeiro lugar, Tanzie ganhará 5 mil libras, mais do que o suficiente para pagar o primeiro ano do colégio. 

Em uma tentativa quase inútil de conseguir chegar em um carro velho e quebrado a Escócia em uma viagem que duraria três dias, Jess e os filhos se metem em uma enrascada com a polícia e acumulam mais dívidas, além de ter o carro rebocado. Quando a esperança parecia dar seus últimos suspiros, surge Ed Nicholls um dos clientes ricaços de Jess para quem ela limpa a casa regularmente. O cara é nada menos que um gênio da informática, mas que se meteu numa fria e terá que ficar afastado do escritório por um bom tempo. Desolado, sentindo-se um inútil e vendo sua vida afundar, ele oferece ajuda a Jess. Apesar da óbvia antipatia entre os dois, ele se sente agradecido, pois Jess lhe acudiu após uma noite de bebedeira e o deixou em segurança em casa. Com a desculpa de que precisa visitar o pai doente, eles embarcam juntos em uma jornada que mudará suas vidas.



Sempre quando eu gosto muito de um livro, sinto a maior dificuldade em resenhá-los depois, pois há tantos atributos para exortar que fico com receio de ser repetitiva ou dar spoilers o que é pior ainda. Um mais um me encantou pela simplicidade, mas ao mesmo tempo pela profundidade dos sentimentos dos personagens que estão longe de serem perfeitos, mas que maravilhosamente se completam, se encaixam de uma forma absoluta, irrevogável. Diferente dos outros livros da Jojo Moyes em que eu me desfiz em lágrimas pelo destino de seus personagens que estavam longe de serem o ideal, na história de Jess Thomas e sua família, eu sorri várias vezes, me diverti com suas desventuras e surpreendentemente me vi refletida em seus conflitos, em sua luta, em suas pequenas "tragédias" diárias. Família perfeita não existe, o que existe são pessoas que se amam profundamente e lutam um pelos outros ferozmente, aprendi com Jojo. 

É muito fácil se apaixonar por Jess, Nick, Tankie e seu cachorro preguiçoso e inútil. A luta pela sobrevivência aliado a fé que eles tem na vida é tão grande que é fácil nos identificarmos com eles. Jess tem apenas 27 anos, mas carrega o mundo nas costas, sem ajuda nenhuma para cuidar da filha e do enteado. Aliás, o garoto apesar de ser enteado não é de forma alguma discriminado, pelo contrário, Jess é sua única família, é tudo o que ele tem no mundo, apesar de seu pai e de sua avó paterna estarem vivos. Tanzie também é uma figurinha que mesmo sendo inteligente e muito madura para sua idade, ainda guarda a inocência e a pureza da infância. E o que falar do Ed? Tive vontade de socá-lo em vários momentos por ser tão omisso, egoísta, mas depois o perdoei, porque é impossível não se solidarizar também com suas desventuras e com o amadurecimento vertiginoso que ele tem no decorrer da história. 

O que mais me conquistou foi a forma natural como Jojo abordou dois temas muito discutidos na atualidade que é o bullying (real e virtual) nas escolas e também a nova concepção de família. Com naturalidade, ela nos apresenta uma mulher jovem que engravidou na adolescência, que largou os estudos e trabalha todos os dias para manter a filha e o enteado, ainda foi abandonada pelo marido. Para muitos é no mínimo estranho que Jess crie o filho de outra mulher com seu ex-marido, não para ela que o ama tanto quanto ama Tanzie. Ainda acompanhamos os conflitos de Nick que sofre bullying todos os dias na escola e nas redes sociais por uns valentões, além da sua busca pessoal por se conhecer melhor e se sentir encaixado finalmente na sociedade. Outra peculiaridade do livro é que ele é narrado por Jess, Nick, Tanzie e Ed, o que nos permite conhecer os conflitos e desejos de cada personagem. 

Finalmente posso dizer que amei esse livro. Super recomendo!


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Um mais um. Moyes, Jojo. Intrínseca, 2015, 320 p.




Link para o TOP COMENTARISTA do mês de junho.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 776