Olha eu aqui de novo com uma postagem que não tem nada a ver com livros. Dessa vez vou falar de duas coisas que se completam: filmes e músicas. Trilhas sonoras de filmes! Uma boa trilha pode fazer a diferença entre o filme ser bom e ruim, pelo menos é o que eu acho. Uma trilha de buesta deixa o melhor dos filmes sem sal. E uma trilha maravilhosa pode tornar um filme de buesta um filme legal. É uma faca de dois legumes, como diriam os mestres Mamonas. Existem aquelas trilhas mara, clássicas, inesquecíveis, daquelas que você ouve depois de 20 anos e se lembra exatamente de qual filme pertencia. Lidei um pouco com isso quando estava catando músicas de filmes para uma brincadeira da festa da Luíza, a filhota da Dô. Certas trilhas são mesmo marcantes! Mas, no meio do caminho, me deparei com algumas que são marcantes para mim e que nem todo mundo conhece. Então, como sou dessas, resolvi compartilhar com vocês.
Demolidor - O Homem Sem Medo
Não, não estou falando da série fodástica da Marvel feat. Netflix. Estou falando do filme de 2003 com o Ben Affleck no papel principal. E, sim, eu ADORAVA esse filme (me julgue, sociedade). A trilha sonora é bem rock 'n' roll, com direito a Nickelback, Seether, entre outros. E a música oficial, For You, do The Calling, que eram queridinhos na época (meus e de milhares de garotas e de garotos que gostam de garotos). Combinou super bem com a ação do filme as músicas rápidas e pesadas. Algumas delas ainda tocam na minha playlist. Ah, sim. Tem Evanescence!
Burlesque
Christina Aguilera. Querem que eu diga mais alguma coisa? O filme pode ser uma confusão de clichês e bem previsível, mas o visual burlesco (dãããã!) é maravilhoso, as músicas sensuais, as danças, é tudo lindo e impecável. E tem Christina Aguilera. Adoro EXPRESS, Welcome to Burlesque, a lentinha Bound to You e You Haven't Seen the Last of Me, cantada pela Cher, que foi indicada ao Oscar de melhor canção.
Quem Quer Ser Um Milionário?
Para quem conhece trilhas sonoras e entende um pouquinho de cinema, essa trilha dispensa comentários, pois foi ganhadora do Oscar, além de melhor canção original, Jai Ho. O indiano A. R. Rahman é o autor de toda a trilha e leva o crédito, com louvores. O... Saya (a música do começo) e Paper Planes, com participação da rapper M.I.A são as minhas favoritas, além de Jai Ho, claro (verão original, sem as Pussycat Dolls, por favor). A trilha mistura rap com música indiana, o que fica atual e ainda dá um toque de Bollywood.
Sucker Punch - Mundo Surreal
O filme com mais mulher bonita por metro quadrado (e olha que sou hétera, mas caso com a Emily Browning nesse filme) tem uma produção simplesmente INCRÍVEL e a trilha sonora só contribui para deixar essa fábula psicodélica ainda mais épica! Alguns atores soltam a voz, como a própria Emily "Carinha de Boneca" Browning (Violet Baudelaire, lembram? Sim, ela cresceu. E sim, tá gostosa) cantando Sweet Dreams, clássico do Eurythmics com sua vozinha de menina logo no comecinho do filme é memorável, assim como uma versão nova de Army Of Me, da Bjork que é de pirar o cabeção! Também amo a regravação de I Want it All, do Queen, misturado com We Will Rock You e White Rabbit, música louquinha, mas que combina perfeitamente com o tom do filme.
Tá Dando Onda
Cara, esse filme é muito amor! Sou apaixonada por ele! A história é ótima, é engraçado (com muitas piadas sutis que fazem com que muitos adultos se divirtam até mais do que as crianças) e a dublagem brasileira é simplesmente maravilhosa! Sim, tentei ver o original mas não rolou. O trabalho dos nossos dubladores é incrível, e nesse ficou perfeito. A trilha sonora é super alto astral, com muita surf music (como não poderia deixar de ser), algumas baladas lindinhas, enfim, música para ninguém ficar deprimido.
O Fantasma da Ópera
Outro que dispensa comentários, né? As músicas de Andrew Lloyd Weber para o musical da Broadway que deu origem a esse que é um dos muitos filmes do Fantasma que vive na Ópera de Paris são mundialmente conhecidas. Com certeza você já ouviu o tema principal (foi até regravado pelo Nightwish, me poupe) ou a bela All I Ask of You, que ganhou uma versão em português cantada pelo saudosíssimo Emílio Santiago. Ou então você já ouviu algumas dessas na voz da diva Sarah Brightman, que foi a Christine Daae mais emblemática do musical (antes da novinha Emmy Rossum). Nesse filme, especialmente, temos Gerard "Delícia de Homem" Butler na pele e na máscara do fantasma, e a voz desse homem... (arrepio) CASA COMIGO, GERARD!
Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho
Nem sei o que dizer desse filme. É lindo. Ponto. Trata-se de um musical, mas não tem gente cantando o tempo todo. E as músicas... Com certeza você conhece Listen, que a Beyoncé até gravou para um cd próprio, e que canta de vez em quando nos shows. Tem até um clipe. Mas essa está longe de ser a música mais bonita do filme. One Night Only, I Am Changing e And I Am Telling You I'm Not Going te fazem arrepiar mesmo com o vozeirão de Jennifer Hudson, que roubou a cena e ganhou um Oscar de atriz coadjuvante. Essa última, então, sério, dá pra sentir na alma a dor de Effie. Love You I Do é outra fofa, junto com Patience e Cadillac Car, na voz de Eddie Murphy (outro que fez um trabalho estupendo). O filme é uma obra de arte e retrata bem os anos 50/60/70.
Vou parando por aqui, mas tem muitas outras trilhas que eu amo, mas essas são as principais, que de vez em quando voltam para a minha playlist. Mas, como sempre, quero saber de vocês: quais trilhas de filmes vocês mais gostam? Deixe suas sugestões nos comentários.