Ela tem gosto de chuva fresca e cheiro de rosas esmagadas. Não me importa se ela não me beijar de volta. Levo os lábios até os dela e abraço seu corpo. Eu amo a Beth, e ela precisa saber disso. Precisa saber na cabeça dela. Mais importante, precisa saber no coração.
No Limite da Ousadia encontramos a polêmica e rebelde Beth Risk, amiga de Noah de No Limite da Atração. Beth é uma garota durona, rebelde e extremamente revoltada por a vida tê-la tratado tão mal, desde que nasceu, praticamente. Sua mãe sempre se envolveu com pessoas erradas que abusavam e a agrediam, além de viver sempre alcoolizada ou drogada. Vivendo sempre em um ambiente hostil, Beth aprendeu a se defender como podia e a odiar o mundo a sua volta, a não ter fé em ninguém. Seu maior objetivo sempre foi proteger a mãe para que ela não se afundasse cada vez mais e estar sempre perto para não deixá-la morrer drogada ou espancada. Seus únicos amigos são Noah e Isaiah e seu refúgio a casa da tia.
Quando Beth é presa acusada de quebrar o carro do namorado da mãe, seu tio rico - ex-jogador de beisebol - é obrigado a interferir e pedir a guarda da sobrinha, mesmo contra a vontade dela. Levada para uma cidadezinha de interior, Beth se vê em um mundo diferente onde se senta mais do que nunca deslocada. A mulher de seu tio é uma megera antipática que não gostou da presença dela em sua casa, além de lhe comprar um monte de roupas conservadoras, longe das calças rasgadas e blusas descoladas de Beth. A jovem ainda é obrigada a frequentar uma escola cheia de riquinhos, gente esnobe que não a compreende.
Exceto por um único rapaz que insiste em se aproximar da garota mesmo que ela o esnobe e massacre com suas palavras venenosas e atitudes grosseiras. Ryan é um garoto brilhante com um futuro promissor no beisebol e se esforça muito para conseguir se destacar no esporte e nos estudos. Entretanto, ele e seus amigos adoram desafios e vivem apostando um com os outros e a aposta da vez é se ele é capaz de conquistar a arisca Beth Risk.
Eu simplesmente adorei a leitura desse livro, muito mais do que o anterior. Beth Risk é uma personagem inesquecível e admirável. Durona, rebelde e arisca, ela é perita em afastar todas as pessoas de perto dela, seja com palavras ou atos obscenos, mas dentro de si, esconde uma garota fiel, romântica e que deseja ser amada e protegida. Ryan é encantador, adoravelmente persistente, pois apesar de Beth não corresponder as suas investidas e ser sempre grosseira, ele insiste, até transformar o desafio em um interesse genuíno e arrebatador.
Katie McGarry criou personagens consistentes e reais. Sua trama avança a cada capítulo nos fazendo ficar cada vez mais curiosos sobre o destino dos personagens. Tanto Beth quanto Ryan possuem problemas familiares sérios e que precisam ter a coragem de encará-los de frente e solucioná-los da melhor forma possível. Ou como no caso de Beth, de forma impulsiva e descontrolada e que sempre dá errado. Sua mãe é um pesadelo enorme, egoísta e inconsequente, ela não se importa em colocar sua segurança em risco e da própria filha.
Ryan leva uma vida aparentemente perfeita, mas dentro de sua própria casa o caos e a desarmonia está instalada e a família rompida. Ryan tem seus próprios anseios e sonhos, mas segue a risca a vida que seu pai planejou para ele, onde sua voz e desejos não tem importância. Ainda sofre muito com o dilema de aceitar seu irmão Mark que declarou ser gay, deixando a família estarrecida. Seu pai e sua mãe que vivem na política temem que as pessoas descubram, mas acima de tudo discriminam e não aceitam o filho mais velho e suas opções. Beth é um sopro de vida e um tapa na cara! É ela que faz ele perceber que deve seguir seus sonhos, ao mesmo tempo em que ele tenta restaurar a alma quebrada da menina. Ambos são ótimos um para outro!
Isso deve ser amor: quando tudo mais no mundo pode explodir e você não se importa, desde que aquela pessoa esteja do seu lado.
A única crítica que tenho em relação aos livros da Katie é que mais uma vez, ela constrói um cenário onde um jovem viciado em drogas (mesmo que seja as menos pesadas), consegue resistir e dar a volta por cima numa boa. Beth era uma viciada nata em fumar maconha, mas quando seu tio a proíbe, ela fica contrariada, mas consegue resistir. Um pouco de realidade não faria mal ao romance.
Enfim, eu adorei esse romance. Ele é simplesmente arrebatador! Não me arrependo em nada de não ter desistido da série. Adorei cada capítulo dessa história. Ryan e Beth!
Minha classificação para esse livro é de ❤ 4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.
No limite da ousadia. McGarry, Katie. Editora Verus, 2014, 420 p.