A vida é engraçada, não é? Justo quando pensa que está tudo resolvido, quando finalmente começa a planejar algo, se empolga e sente como se soubesse para qual direção está seguindo, os caminhos mudam, os sinais mudam, o vento sopra para o lado oposto, norte de repente é sul, e leste é oeste e você se perde.
Em um belo dia de novembro de 2014, morrendo de calor e tédio, eu me encontro em frente à tela do meu computador, sem ter idéia do que fazer para ocupar minha mente. Eis que decido ver trailers de filmes que vão ser lançados em 2015. Não demorou muito para eu ver a carinha sorridente de Lily Collins (atriz de Instrumentos Imortais) em um filme intitulado de Simplesmente Acontece. Sim, foi o trailer que me apresentou ao livro. Assim que terminei de ver o trailer, eu fiquei morrendo de vontade de ler o tal livro e de ver o filme. Então me levantei, me dirigi até a livraria mais próxima e achei uma versão em inglês do livro.
Desde o momento em que comecei a ler, eu não parei mais. O livro foi inteiramente escrito em forma de cartas, emails, mensagens instantâneas, cartões de aniversário, etc. A história se passa na Irlanda, contando a história de Rosie e Alex, dois melhores amigos que se conhecem desde crianças, mostrando como os dois crescem e passam pelas mais variadas situações juntos.
O livro começa com os protagonistas ainda bem pequenos, e aos poucos mostra como eles crescem. Quando os pais de Alex decidem se mudar para Boston, nos Estados Unidos, Rosie começa a procurar alguma maneira de ir ao encontro de Alex para que possam ficar juntos, afinal de contas, os dois eram inseparáveis. Porém, todos os planos de Rosie vão para o espaço quando, no dia de sua formatura, depois de vários acontecimentos infortunos, ela acaba ficando grávida aos dezoito anos de idade.
Eu me apaixonei com o livro e confesso que chorei em alguns momentos. Certas vezes foi de emoção, outras de raiva. A história mostra muito bem como a vida é maluca, como uma simples frase, uma simples carta, uma simples notícia podem fazer todos os seus planos mudarem e te fazem repensar tudo desde o começo. Simplesmente Acontece foi meu primeiro contato com a escritora, pelo menos por livro, já que eu já tinha visto a adaptação para o cinema de um de seus livros mais famosos: P.S. Eu Te Amo. Ainda não li o livro, mas me lembro muito bem de o filme ter esse mesmo fator de mudança extrema, fazendo com que os personagens amadureçam. A história é linda, personagens carismáticos e problemas tão comuns e dramáticos que vão te fazer aproveitar mais e mais as oportunidades que aparecem em sua vida.
Minha classificação para esse livro é de ❤ 5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.